domingo, 1 de junho de 2008

Maqueta acabada!

Na sexta-feira acabámos finalmente a maqueta! Depois de termos tido várias aulas extra, conseguimos arranjar tempo para acabar o nosso projecto a tempo da apresentação (que é já amanhã, segunda-feira).

O funcionamento das duas únicas centrais que produzem energia - solar e eólica - já foi aqui explicado em posts anteriores, assim como o da central de biomassa (experiência de Peltier). Quanto ao aspecto físico, existem algumas alterações em relação àquilo que tinhamos pensado inicialmente. Toda a base foi coberta de areia, para dar um certo relevo à cidade, e depois foi pintada com sprays verdes e castanhos. As montanhas, que foram cobertas por gesso, também foram pintadas nos mesmos tons. Só dentro da cidade é que a areia foi pintada de beje, para simular um passeio onde só podem circular veículos sem motor e peões. O rio é também feito de gesso, uma vez que a ideia da construção da barragem foi elimindada e achámos que não valia a pena usar a calha de algeroz.
Tal como tinha sido proposto no primeiro período, fizémos uma estrada em cartolina à volta da cidade e, para tornar a maqueta mais real e amiga do ambiente, colocámos algumas árvores espalhadas pelas zonas florestais.


Na quinta-feira tirámos a fotografia abaixo apresentada. No entanto, já fizémos algumas alterações à mesma pelo que o aspecto final da maqueta é diferente (pintámos toda a zona habitacional de beje e melhorámos a estrada).

Durante este fim-de-semana vamos estar concentrados na apresentação final mas, depois da mesma, iremos postar um último texto com uma fotografia final da maqueta.

Vera

Experiências com o Peltier

Já deviamos ter publicado informações sobre o elemento de Peltier há muito tempo, uma vez que fizémos experiências com ele há algumas semanas atrás. A verdade é que o mau resultado das mesmas nos deixou desanimados e, como se aproxima o fim do ano e as apresentações finais, acabámos por não ter tempo de escrever aqui no blog.


Em meados de Maio fizémos a primeira experiência com o elemento: tal como tinhamos visto na FCT, mergulhámos uma das placas de alumínio em água a ferver e outra em água fria. Unimos as placas, colocámos entre elas o elemento de Peltier e esperámos que a corrente gerada fosse suficiente para acender um LED. No entanto, não foi...medimos uma diferença de potencial de 0,3V e uma intensidade da ordem dos miliamperes.


Numa outra aula tentámos tornar uma das soluções ácida e juntámos vinagre ao copo com água e gelo (tal como nos foi sugerido pela Oficina da Ciência). No entanto, os resultados não foram muito melhores...a diferença de potencial subiu ligeiramente mas não o suficiente para acender um LED. Assim, decidimos que o prédio que devia ser acendido pela central da biomassa irá ficar apagado e a experiência, apesar de não produzir muita energia, está na maqueta (está dentro de um edifício amarelo, a central de biomassa, como se pode ver na imagem seguinte).


Vera