quinta-feira, 24 de abril de 2008

Vida dificil...

Faltam cerca de 5 semanas para as apresentações finais de Área de Projecto, ou seja 10 blocos de 90 minutos, já ouvimos o tic-tac do tempo a passar. Temos ainda de alinhar todos pormenores para a nossa grande apresentação final do nosso projecto. Nesta altura começamos a sentir um nervoso miudinho dentro de nós devido ao medo de a maqueta não funcionar em plenas condições.

Este cenário, para nós, seria o ideal, ou melhor o "cenário perfeito". Mas como já foi perceptível na frase anterior, a realidade não é bem assim. Infelizmente para nós as próximas 5 semanas antevêem-se muito difíceis. Tal como no post anterior foi dito, já temos todos os materiais disponíveis mas temos é um grande problema entre mãos, como meter-los a funcionar? Esse é o nosso grande dilema, como meter o painel solar e a placa peltier a produzir energia... Em apenas 10 aulas tem de estar tudo a trabalhar, todas as centrais a funcionar, ou seja, trocando por miúdos, têm de acender pelo menos um LED cada. Mas esta tarefa, aparentemente, simples é um verdadeiro 33. Todas as experiencias realizadas revelaram-se num vergonhoso fracasso e nem a colaboração das professoras nos ajudou muito. "O que é facil, torna-se dificil no vosso projecto.", caracterizou, em tom desabafo, a professora Celina o projecto Ambientólia.

Após de termos acabado de pintar os prédios de Chelas, perdão, os da Ambientólia, esta confusão é muito comum entre a nossa turma visto que as cores destes são azuis e vermelhos. Mas como estava a dizer, depois dos prédios partimos esta quinta-feira com o objectivo principal de conseguir acender uns LEDzinhos com o painel solar. Não estava fácil, passamos uma manha inteira por volta de um painel, a calcular a resistência inteira do painel, a adicionar resistências exteriores, a fazer trinta por uma linha para uma luzinha de LED... que vida deprimente é a nossa! Grande era a azafama que ali se vivia, entre cálculos da Professora Palmira e as trocas dos fios nos circuitos eléctricos, ora fio para aqui ora fio para ali; mas digo-vos eu que valeu a pena... não conseguimos acender um LED, nem dois, mas TRÊS LEDs!!! (já dá para alguma coisa...)





miguel

0 comentários :