terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Ambientólia dá-vos as boas vindas!

Olá, sejam bem-vindos ao nosso blog!


Somos um grupo de alunos da turma C do 12º ano, da Escola Secundária Stuart Carvalhais, e este blog é um produto para Área de Projecto. O nosso objectivo final é construir uma maqueta de uma cidade, chamada Ambientólia, que vai ser alimentada exclusivamente a energias renováveis. Vai ser construída numa base de madeira, em forma de caixa, onde estarão contidos os circuitos eléctricos. A cidade propriamente dita assentará sobre essa “caixa”. Haverá um conjunto montanhoso, de onde escorrerá um rio que atravessará a maqueta na diagonal e que a dividirá ao meio.


De um lado do rio estará a zona habitacional e do outro lado estará a zona industrial e as centrais de energia renovável que vão abastecer a cidade, nomeadamente: parque eólico (no topo das montanhas), central fotovoltaica, central de biomassa e barragem. Gostaríamos de frisar que esta construção vai ser conseguida com o máximo de materiais reaproveitados (por exemplo: prédio feitos a partir de pacotes de sumo).


Vamos, então, colocar posts neste blog para vos mostrar a evolução do nosso trabalho. Estas actualizações vão conter descrições, fotografias e as dificuldades sentidas, bem como a forma encontrada de as superarmos.

É importante referir-vos que, apesar do nome que as centrais de energia têm, não vão ser uma representação exacta, pois, por exemplo, para a Biomassa, era impossível conseguirmos reproduzir temperaturas da ordem dos 1000ºC. O que queremos mostrar-vos, com este projecto, é a viabilidade das energias renováveis como forma de pôr termo à dependência do petróleo, que tantos estragos causa ao nosso planeta azul.

Esperemos que, juntamente com o site que estamos a construir, este propósito seja atingido.



Lembrem-se: o mundo precisa de vocês e está nas vossas mãos lutar por um ambiente melhor.



Joana/Vera

5 comentários :

  1. Anónimo disse...

    Pah.. não é bem esta a minha área.

    Mas o vosso projecto parece moderadamente fixe. Quase bastante fixe, mas ainda não chega lá.

    Boa sorte, cambada que conheço, colegas que não conheço xD

  2. Anónimo disse...

    Ora bem, pareçe ser uma ideia bastante interessante =)!
    Desejo que consigam realizar tudo o que idealizarem :P !
    BOA SORTE !!!

  3. Andreia disse...

    O anonimo fui eu :P xD

  4. Filipe Soares disse...

    Realmente, o país precisa de pessoas como vosses para caminharmos rumo a um futuro limpo

  5. Anónimo disse...

    está um bocado farsola!!!!nepia, projecto ta fixe dps kero ver ixo pa tirar umas ideias (roubar ideias é o k é!!!)